O gênio da berinjela

O gênio da berinjela

Le génie de l’aubergine et autres contes loufoques (O gênio da berinjela e outros contos malucos), ilustrado por Claire Gourdin aliás Bibidugredin, Atelier du poisson soluble, 1997

Um jovem quer casar-se com uma sopa de peixe. Um burocrata descobre que o Chile não fica na América do Sul, mas nos Alpes suíços. Os hábitos alimentares da última comedora de esparguete na história causam-lhe sérios problemas, em 2053. Uma coleção de contos muito, muito loucos.

“Oito histórias embutidas umas nas outras, totalmente estranhas, com polícias, fugitivos de um hospital psiquiátrico, um par de sapatos que tortura o seu dono, um boi que se queria tornar tão pequeno como a rã… Trágicos e farsescos, burlescos e excêntricos, esses contos farão as delícias de todas as crianças crescidas que se deixam seduzir pela “loucura” humana.
Elle

“É deliciosamente inebriante, deixamo-nos levar e perdemos o pé com o prazer. É escrito com talento e sagacidade, e com ilustrações a cores e divertidas.
Grifo

“Este é um pequeno livro encantador para qualquer pessoa com um mínimo de humor”.
Le Journal de Genève et Gazette de Lausanne

“Le génie de l’aubergine”, uma coletânea de contos de humor da imaginação prolífica de um jornalista, oferece uma série de histórias, cada uma mais absurda do que a outra.
Le Courrier

“Mas voltemos ao dia 25 de agosto de 2053. Nessa manhã, pela primeira vez, um raio de sol atravessou o smog de poluição sazonal. O meu marido e eu sentamo-nos à janela para o apreciar. A cozinha fervilhava com o som do rádio do vizinho: como todos os dias, ele ouvia o noticiário das sete horas, e o barulho filtrava-se através da parede de cartão como se ela não existisse. Foi nessa altura que a notícia foi dada. Depois de anunciar a morte do último índio da Amazônia, o locutor continuou com uma voz alegre:

“Aqueles que nunca conseguiram enrolar os espaguetes no garfo podem regozijar-se. A massa longa está fora de moda. A Nestlu, que controla 61% do mercado mundial, acaba de anunciar o lançamento de uma nova geração de espaguetes. A partir de agora, serão vendidos em pequenos blocos de 7 x 4 centímetros.

As vantagens desta nova fórmula são múltiplas: facilidade de armazenamento, simplicidade de dosagem e, sobretudo, economia nos custos de produção. Graças a esta nova fórmula, a Nestlu anunciou uma redução de 15% no preço de todos os seus produtos de massa. Acompanhe os tempos e coma espaguete “em cubos!”

Extrato do conto “Confissão pública da última comedora de espaguetes”.